terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A nossa escola


Somos 41 alunos de duas turmas. Uma turma é constituída por alunos dos 1º e 4º anos e a outra por alunos dos 2º e 3º anos de escolaridade.

As nossas instalações são razoáveis. Temos duas salas de aula e várias casas de banho. Também temos dois alpendres e um campo de futebol.

Gostamos da nossa escola e de nela aprender.

Um dia, lemos um poema sobre a escola que gostámos muito e por essa razão vamos aqui publicá-lo para que possa ser lido e apreciado por mais pessoas.


A Sabedoria

“A sabedoria, afinal, não estava no topo de uma montanha chamada Universidade mas sim na caixa de areia da minha escola.
Eis as coisas que aprendi; a compartilhar… a não fazer batota … a não magoar os outros… a arrumar o que desarrumei …e limpar o que sujei.
A não tirar o que não me pertence, a pedir desculpa quando magoo-o alguém. A lavar as mãos antes de comer. A puxar o autoclismo.
Aprendi que o leite faz bem à saúde. Aprendi a aprender, a pensar e também aprendi que desenhar, pintar, contar e dançar era bom… a dormir a sesta… a ter cuidado com o trânsito… a dar a mão, a ser solidário.
Vi a semente crescer no copo de plástico; as raízes descem, a planta sobe e embora não se saiba porquê, gosta-se.
Os peixes dourados, os hamsters e os ratinhos brancos… (e mesmo a planta no copo de plástico) morrem.
Nós também.
E lembro-me dos primeiros livros, da primeira palavra que aprendi: Vê! É isso que tenho feito sempre.
E também sei que é verdade que ainda é verdade, que no mundo o melhor é dar as mãos e ficarmos juntos!”

Robert Fulghum

Nenhum comentário:

Postar um comentário